Governador Portela

Por Karla Alves Leal

Governador Portela é o 2º Distrito de Miguel Pereira. Localizada a 670 metros acima do nível do mar, Portela, como é chamada, tem como Santa Padroeira Nossa Senhora da Glória, e por ela é feriado na cidade no dia 15 de agosto. Antigamente a festa da Padroeira era muito concorrida, e até grupos famosos do Rio de Janeiro, como o Roupa Nova, já se apresentaram nela.

Portela teve seu progresso ligado à chegada do trem. Nos tempos áureos, ali pulava-se o melhor carnaval da região, com direito à escola de samba e tudo, a “Sereno Serrano”. O Cine Império e o famoso cinema do “Seu Pontes” eram lugares onde os jovens da época se encontravam. Os circos também eram presença constante, trazendo artistas famosos como Dalva de Oliveira, Anísio Silva, Orlando Dias e até o Rei Roberto Carlos.

É em Portela a sede da Sociedade Musical XV de Novembro, ou simplesmente “Quinze”, cuja tradicional banda recebia os jovens que ali aprendiam a tocar instrumentos. E, se o assunto é música, não se pode deixar de registrar a passagem de Gonzaguinha. O famoso cantor, filho do rei do Baião Luiz Gonzaga, passou parte de sua vida em Portela, onde fez grandes amizades.

Próximo à estação havia uma enorme oficina de reparos de vagões e locomotivas a vapor, inclusive com uma equipe de socorro para atender as emergências da linha férrea. Havia também um vagão chamado “Automotriz”, que fazia a linha Portela x Vassouras, levando apenas passageiros. Muitos dos funcionários que lá trabalhavam se formaram na Escola Profissional Carvalho de Souza, que preparava os alunos para as oficinas de reparos da Rede Ferroviária.

Mais recentemente, já na década 90, o agito tinha ponto na “Rua Nova”: o Ponto de Encontro. Conhecido como “Point”, a famosa lanchonete reunia a juventude da época. De tão concorrida, era preciso chegar cedo para conseguir uma mesa.

Portela também é famosa no futebol. Jogadores como Vítor, por exemplo, que atuou no Flamengo e na Seleção Brasileira, deu o pontapé inicial nos gramados do Portela Atlético Clube, hoje denominado Fructuoso Fernandes, em homenagem ao antigo dono das Casas Fernandes, uma famosa tapeçaria do Rio Janeiro.

E tem mais:

*Ailton Castilho (ou Ailton Pelego) – conhecido pela potência e pontaria do chute com a perna direita;

*Quito Carvalho – ferroviário, foi um dos grandes centroavantes da região, e ainda se destacava no vôlei.

 *E mais: Nilson Soares; Eninho; Nelson Timbala; Joãozinho Castilho; Afonso; Fiinho do Rio D’Ouro, Geraldo Soares, Geraldo Martelo e Norimar Fonseca Nunes.

Cada um em sua época, todos eles formavam o talento futebolístico de Portela, ganhando vários campeonatos, tanto locais quanto regionais.

79 Respostas para “Governador Portela

  1. JOÃO FLORES SALES

    Sou filho do chiquinho alfaiate, aquele que até a farda da banda de música de Miguel Pereira fez. Gostei muito do texto de Governador Portela. Estudei na Escola Profissional, fui musico da banda de Miguel Pereira e da XV de novembro. Toquei em vários carnavais na XV, joguei um pouquinho de bola por lá também, rzrzrz…Fui criado em Gov. Portela, Bar Flores, sobrinho de Antonio Flores. Parabéns e continue sempre falando de Portela, terra de gente boa. Saudades !

  2. almyr rezende

    Também andei por lá na época de adolescente.
    Vivenciei tudo aquilo que foi dito aqui.
    Hoje, moro em Brasília!, mas vou todos os anos á regiao matar as saudades.
    Meu pai, foi o chefe da estação de Francisco Fragoso, nos anos de 50 e 60. Já vai longe, né?
    Meu grande abraço para todos.

  3. JOÃO F. SALES

    Saudações Portelenses !rzrzr
    ALMYR
    Também moro em Brasília. Pretendo ir em Gov. Portela na próxima festa de Nossa Senhora da Glória.

  4. Jose Roberto Firmino

    Amigos, estudei na Escola Profissinoal de Gov. Portela em 1971 a 1973, fiz muitas amizades lá gostaria de saber sobre alguns colegas de classe, sou de Conrado, na época conhecido como caçulinha ou pelezinho, se alguem desta época ver este e-mail escreva.

  5. Luciano Cafuso

    Caros Amigos Portelenses,
    fiquei super feliz em descobrir este meio de comunicação com o meus conterrâneos e apaixonados por nossa região. Pois, tive a benção de nascer e crescer nesta CIDADE, estudando no Alváro Alvim, Adalice Soares, trabalhado nos bares(Zezinho, Marão e Neil), Supermercados, Oficinas, Rádio e Jornal.
    Há 25 anos, saí em campo, para conquistar novos patamares nos horizontes do RJ. Mas, sempre que posso(já tem 02 anos), vou rever a minha CIDADE e é claro, AMIGOS e PARENTES que ainda residem no Local. Pois, assim como eu, acredito serem eternos Portelenses e amantes da Região: (Zaro, Virginia Profª, Kekinha, Denis, Aramis, Geabra, Dinho Zé du Bi, Claudinha Baratinha, Ana Lúcia, Marília Zulu, Silber e Lenita, Taninha Feijó, Lúcia Rebelde, Gil (burro) Inácio, Tuba Vereador) e tantos outros, que não tenho espaço para citar neste momento.
    Enfim, abrações a todos!

    e-mail: lucianotertuliano@click21.com.br

  6. Luciano Cafuso

    Amigos, me esqueci de relatar, que também fiz parte durante anos (1978 – 1983) da Soc.Musical XV de Novembro. Ou seja, a Banda de Portela.
    Lembro-me que fui iniciado pelo grão músico, Hildeberto Fernandes (falecido) e Lico Sapateiro, também de excelente conhecimento.
    Saudades, da época em alegravamos as Festas da Região e participavamos dos Concursos Musicais.
    Formação na época: (Maestro Valdir; Músicos: Hildeberto, Lico, Pacheco, Manoel Bolacha, CICI, Ernani, Guitinho, Perácio, Delfino, Martiniano, Zé Passarinho, Alcir, Gilmar Masquinha, Luciene, Claudete, Nélio, João Butantã, Zaro, João (Souza Cruz), Marcelo Zinga, Moacir, Iara Sobral, Elias da Rede, Márcio Afonso e outros que no momento nãome vem à memória. Mas, não menos importantes).
    Caso alguém se recorde, por favor acrescentem.
    Abçs.

  7. LUCIANO CAFUSO

    Eh, vamos falar dos Bares: “Cachopas do Lago (Barca), De Jair, Neil, Pintado, Sié, Dnª Marina, Dilzinho, Roque, Barrão, Flores, Tião Caetano, Gilsinho Rio D`Ouro, Marão, Sinval, Aramis, Minhocas, *.* de Encontro, Mangangá, Dedé do Açougue, Carlinhos Jacinto, Carlão, Boquinha, Niltom Tum, Pagodinho, Camisola, Harley, Dinho do Bi, Petróleo, Aledinho, Aroldo, e …… tantos outros, que não consigo lembrar.
    Todos da da melhor atenção!.

  8. LUCIANO CAFUSO

    Meu Povo,vamos incrementar!

  9. Sou de Governador Portela e gostei muito da ótima história contada aqui. No ano de 1991 dei um belo passeio com meu pai no trem azul com a famosa “Maria – Fumaça”. Fiz parte da banda XV de Novembro no período de 1992 quando comecei a estudar música até 2005. Com o falecimento do maestro Darcy e a procura por emprego, fizeram com que muitas pessoas saíssem da banda, assim como eu fiz. Sinto saudades desse tempo. Um grande abraço ao povo de Governador Portela.

  10. Roberto C. Zoffoli

    Grandes momentos os vividos em Portela, fiz uma viagem ao passado ao ver estes comentários. Também estudei no Alvaro alvim, Adalice Soares, meu pai era professor no Adalice soares e Senai (Hélio Zoffoli). Muita pelada joguei lá em cima do morro e no campo do Portela. Grande Caçulinha, amigo inseparável do Petrúcio nos tempos de Senai. Muitos dos nomes citados como músicos da XV de novembro iniciaram-se na bandinha do Senai com o professor Adir como o Delfino, Martiniano, Alcir e que tinham o reforço do prof. Perácio.
    Abraços a todos os Portelenses.

    rczoffoli@hotmail.com

  11. denir lauriano ferreira

    Também passei a minha infância em Governador Portela. Sou filho do Esquerdinha e Dona Iracema ambos já falecidos. Estudei no Ginásio Álvaro Alvim e na Escola Profissional. Joguei futebol no Portela A. Clube, na época com Mauro Cesar, Célio, José Carlos Pureza dentre outros. Saí de Gov. Portela para servir ao Exército e para estudar, mudando-me para o Rio de Janeiro (Méier). Hoje sou Advogado mas sinto muitas saudades da minha juventude em Governador Portela, onde deixei vários amigos como Eduardinho, Mauro Cesar, Deil, Célio, Reni, Artur, Bezé e muitos outros. Em breve nos veremos. Um grande abraço ao meu povo Portelense.

  12. denir lauriano ferreira

    Ah, já ia me esquecendo de um fato pitoresco que aconteceu na minha época. Foi na inauguração da ponte na Lagora de Javari. No dia da inauguração, a ponte não suportou o peso, pois havia muita gente. O cabo de aço rompeu-se, derrubando várias autoridades e músicos da banda. Foi muito engraçado. Abraços.

  13. JOÃO FLORES SALES

    Saudações Portelenses !
    Ao Sebastião, Karla, Almyr, José Roberto e Luciano !
    O Luciano eu sou o Butantã ! rzrzrzrzrzr
    Um 2011 excelente para todos !
    JFS

  14. JOAO FLORES SALESA

    Saudações Portelenses !
    Um execente 2011 para todos !
    Sebastião, Karla, Amyr, José Roberto, Luciano e Diego Café !
    Luciano, eu sou o Butantã ! rzrzrzrzrzr
    Diego Café, conheci o seu pai, ” Seu Café “.
    JFS

  15. denir lauriano ferreira

    Também passei a minha infância e juventude em Gov. Portela. Estudei no Ginásio Álvaro Alvim e na Escola Profissional. Joguei futebol no Portela A. Clube, na época com Mauro Cesar, Célio Canedo, Golé, Bezé, José Carlos Pureza entre outros. Os craques do time eram Cacacho, Danilo, Mauro Cesar (que jogou no Vitória da Bahia), Gil o melhor zagueiro da região (que jogou no Entrerriense), Henrique (o melhor goleiro). Saí de Gov. Portela em 1966 para servir ao Exército e para estudar mas deixei vários amigos como Eduardinho, Angu, Gravatinha entre outros.
    Hoje sou Advogado no Rio de Janeiro mas sinto muitas saudades da minha infância e juventude vividos em Gov. Portela. Na minha época houve um fato muito engraçado e pitoresco: foi quando a ponte na Lagoa de Javary foi inaugurada. No dia da festa, estavam presentes várias autoridades locais, a banda de música e vários convidados. Foi quando o cabo de aço de sustentação não suportou o peso, rompendo-se e fazendo com que todos caissem nas águas. Foi muito engraçado e felizmente não houve vítimas. Um grande abraço ao meu povo Portelense. Brevemente nos reveremos.

  16. denir lauriano ferreira

    Vivi em Gov. Portela toda a minha infância e Juventude. Estudei no Ginário Álvaro Alvim e na Escola Profissional. Saí em 1966, vindo para o Rio de Janeiro, para servir ao Exército e estudar. Joguei futebol no Portela A.Clube, na época com Mauro Cesar, Célio Canedo, Golé, Bezé e outros. Os grandes craques eram Cacacho, Danilo, Mauro Cesar (que jogou no Vitória da Bahia), Gil (o melhor zagueiro da região e jogou no Entrerriense). Hoje sou Advogado e moro no Rio de Janeiro (Méier) mas sinto muitas saudades da minha infância e juventude em Gov. Portela, onde deixei muitos amigos como Eduardinho, Angu, Gravatinha, entre outros. Um grande abraço ao meu povo Portelense. Em breve nos veremos.

  17. Queria saber se o Luciano Cafuso Conheceu o meu irmão, ele também tocava na banda de Governador Portela Ele se chama Devanil(Devanilzinho)

  18. Luciano Cafuso

    Olá, pessoal! Que bom estarmos a cada dia mais divulgando e nos reencontrando. Mesmo que seja virtualmente. Por ora!.
    Rosane, por acaso, você é filha da Beth e do Devanil, que moravam no 2º Tombo? Pois, eu sou o Luciano do 1ºTombo, neto da dona Argemira(falecida). Porém, acredito que estejamos a falar das mesmas pessoas. Quanto ter participado da “Banda XV” juntamente com o seu irmão, tenho quase certeza que não ocorreu, tendo em vista que a minha saída da nossa GP, tem pelo menos 23 anos. Mas ainda assim, eu conheço o seu irmão. Agora, eu não sei, é se ele lembra-se de mim.
    ****************************************************************
    João Butantãããããããããããããããããããã………! Como vai meu amigo, está ainda por BSB? Cara! O nosso penúltimo encontro, fora no Bar do Aramis, há 02 anos? João, precisamos reunir o “Povo” que vem trocando informações neste site. Pois, como bons Portelenses, merecemos uma grande reunião regada a música, cerveja, cachaça, churrasco, torresmos e muita PAZ.
    A todos um excelente carnaval e muita Paz. AXÉ!.

    *Seguem os meus contatos: Cel: +55 (0xx) 21-9494-5176 / e-mail> ltertuliano2010@hotmail.com

  19. JOAO FLORES SALES

    Saudações !
    Vejo que há novos companheiros de Gov. Portela !
    Lembram do Bar Flores, do Antonio Flores ? – bar que tinha sinuca na rua da Igreja Nossa Senhora da Glória, então, eu sou sobrinho dele e fui criado ali. Meu apelido: Butantã

  20. almyr rezende

    ATENÇAO JOAO . SOMENTE HOJE (PRATICAMENTE UM ANO SE PASSARAM)ESTOU VOLTANDO A ESTE SITE. NESSE DOIS ANOS AINDA NÃO VOLTEI A GOV PORTELA PARA REVER OS AMIGOS.
    CERTAMENTE NO FIM DESTE ANO (2011), DAREI UM PULO ATÉ LÁ.
    MEU ABRAÇO A TODOS
    ALMYR REZENDE/BSB

  21. roberto lessa

    Apesar de não ter nascido em G.P. tenho maior carinho pela cidade pois convivi com o pessoal mais de 20 anos pois os meus pais eram o Dono do SÍTIO SÃO JOÃO onde todos da cidade se reuniamos para uma tradicional pelada lá no campinho.
    o que eu me lembro e tenho uma mente muiito fertil vou falar em quase todos
    Mauro Cesar,Arthur,Lebre, Walmyr, Delair, No, Aramis, Sirlei, Jorginho, Vitor, Alan, e as festas Juninas foras as meninas que eu namorei
    Abraços em todos …..e meu aniversário é no dia 15 de agosto que coicidencia hein

  22. Luciano Cafuso

    Olá Rosane, tudo bem? Acredito que sim!. Istó é, caso você , seu irmão e se não me falha a memória sua irmã, sejam os filhos da Beth e do Devanil, que trabalhou no Armazém do “Seu Ademar Leal” e que moram no 2º Tombo. Até porque, no 1º Tombo, ainda tenho uma casinha.
    Abçs a todos,
    Luciano Cafuso. (ltertuliano2010@hotmail.com)

  23. Luciano Cafuso

    Butantã! Bem que achei o nome semelhante. Mas, como temos alguns homônimos…………rrrrrrssssssss….
    Devo ir à Portela, no mês de junho. Veja se consegue ir também! Peça licença a Presidenta e vamos tomar(beber) aquelas cachacinhas puras da nossa terrinha.
    Pessoal, este convite é para todos!.
    Abçs Fraternos.
    Luciano Cafuso
    ltertuliano2010@hotmail.com

  24. Artur Eduardo dos Santos França

    Passei muitas ferias em Gov. Portela, embora tenha nascido em minas. Meu avo Eduardo Nunes dos Santos era ferroviário la ate 1936 e meu tio Rene Nunes dos Santos junto com minha tia Euneida e seus dois filhos Bebel e Rogerio ficaram la ate a aposentadoria do meu tio. Amo Portela como tivesse nascido la.

  25. JOAO FLORES SALES

    Opa ! Luciano vc morava na vila em frente ao SENAI ? vc tinhas mais irmãos ? Acho que lembro de vc.
    Grande abraço ! Quem sabe um dia vamos nos encontrar lá !
    JFS

  26. Luciano Cafuso

    Alô, Karla! Alô conterrâneos! Aonde estão todos? Abraços Fraternos.

    ltertuliano2010@hotmail.com

  27. Luciano Cafuso

    João, você quase acertou! Mas, eu sou do 1º Tombo: “Zaro; Zé Alcides Cocóta (in memorian); Júlia; Catarina, etc”. E tem mais, nós chegamos a fazer parte da Banda de Portela, na época do (Maestro Valdir, Hildeberto, Cici, Seu Manoel Bolacha; Martiniano – falecidos); Ernani, Zaro, Cimarrom, Marcelo Zinga, Delfino, Nélio; Lico Sapateiro; Perácio e tantos outros.
    Naquela época, eu fazia parte da “cozinha”. Ou seja, percussão. Era o P.P: “Prateleiro Principal”.
    Abçs, e até breve.

  28. JOAO FLORES SALES

    Olá pessoal ! é com grande satisfação que deixo o link do nosso grande BRASAL, filho de nossa terra Portela. A familia dele mora na Rua das Palhas. Ele é orgulho para todos nós ! visitem o site dele !
    Abraço para todos !
    JOAO

  29. JOAO FLORES SALES

    http://www.maestrow.com/ ESTE É O SITE DO FAMOSO BRASAL ! VISITEM !

  30. JOAO FLORES SALES

    LUCIANO ! é o João Butantã ! Grande camarada !
    Vamos espalhar o site do BRASAL ! lembra dele não é ! Esse cara merece !
    http://www.maestrow.com/

  31. JOAO FLORES SALES

    Boa tarde ! há problemas no site ???

  32. JOAO FLORES SALES

    Grandes Portelenses !
    Saúde, paz e prosperidade ! Feliz Natal e um 2012 cheio de saúde !
    Para o pessoal do site em especial !

    JOAO F SALES

  33. edson amiune

    Caros amigos de Portela,
    Morei por lá de 1951 a 1965.
    Sou filho do seu William e da dona Odete.
    Estudei no Alvaro Alvim, escola profissional, com Renato, Arthur, Dalvinho, burico, ze carlos pureza(saudades) beto de gilson etc
    Sou da época de Angu, rogério, paulinho gedeon,paulomarreta, golé, maurocesar, etc
    Saí de la em 1965 para estudar no RJ onde me formei em Engenharia Mecânica.
    Me lembro do Denir de seu esquerdinha, gravatinha e essa turma toda bezé ze carlosleal,
    Será a Karla(leal) filha de zilma e paulo de mazinho(fazia minhas redações da donaMaria José) legal essas lembranças…

  34. Zilda Maria

    Oi, meu nome é Zilda, morei em Portela, tenho saudades das minhas colegas de infância. Meu pai, já falecido, Pedro Gomes da Silva, era conhecido como Jorge Veiga. também foi maquinista no Rio e por isso fomos pra lá. Em breve voltarei para visitar minha terrinha.
    Amo minha terra, Governador Portela!!!
    Um Abraço

  35. Paz para todos em 2012! Também morei muito anos em governador Portela, de onde saí em 1982 para morar em Três Rios. Estudei no Alvaro Alvim e tenho muitas saudades do tempo em que morei lá. Sou filha de Devanil Gonçalves e Margarida, do 2º tombo, ambos já falecidos. Tenho lembranças de colegas de escola que nunca mais vi. Sara Raquel, Ana Paula, Claudia, Walace, Laís, Sandra. Meu irmão Devanil (Devanilsinho) tocou na banda, junto com Carlinhos(guru), Gilmar, Waltecir, Claudio e muitos outros que não me lembro o nome. Minhas professoras foram Vanda Jorge, Vânia Medina, Waldeck, Se alguem tiver notícias deste povo me informem por favor.

  36. Fala Cafuso! Fico muito feliz em saber que todos vcs não esqueceram de Governador Portela, venham nos visitar. Faremos um grande baile de salão na XV, venha rever seus amigos. Estão todos convidados..
    Zé Renato, neto de José Antônio da Silva ( Zé Nabo ).
    Lembrando que a entrada não é franca. email : jrss31@ig.com.br ou procurar Zé Renato Siqueira no Facebook e deixar um recado.

    Muito feliz, e obrigado.

  37. Marcos Barbosa

    Acredito ser de uma geração mais contemporânea, contudo, tenho o mesmo orgulho de gerações mais antigas de ser de Portela. Apesar de ñ ter uma grande intimidade com a bola nos pés, joguei no campo de lá; toquei muito tempo na XV (diversas apresentações em diversos locais). Sinto uma certa frustração por ter não haver muitas oportunidades para os jovens. Assim como a mim, muitas pessoas acabam tendo q trabalhar em outro local, me entristesse mais ainda, ver o prognóstico nada favorável em que se encontra nossa cidade. Vai ser difícil mudar, mas…

  38. denir l. ferreira

    Meus saudosos amigos portelenses, precisamos nos rever em breve e abrir esse maravilhoso album de recordações.
    Um grande abraço para todos.
    Denir L. Ferreira

  39. bom dia . que saudade da portela antiga, quando o trem chegava apitando, era uma grande movimentação. hoje escrevo com tristeza porque estamos brigando sozinho cotra a prefeitura, que quer tirar uma pequena locomotiva que pucha dois trole e um alto de linha que por sinal foi incendiado criminosamente, mantemos os mesmos funcionando para que não retirem a linha. em tempo. fala pra fala avisar ao prefeito que varias cidades ja descobrirão que trem de turimo e uma mina de oura para a cidade, e o governo federal esta apoiando com e ingetando verba para os projetos. e uma vergonha uma cidade com miguel que tem um patio ferroviario enorme em g. portela e uma ferrovia na sua porta queira acabar com tudo.(obs )se todos ajudar vai funcionar..sou da AFPF Petrópolis,e estamos na briga

  40. mauro artur da rocha queiroz

    Grande Denir!!!Vc jogou com meu pai Mauro cesar,meu tio golé,meu tio Artur!!!Grande abraço!!

  41. Olá!
    Sou da família Barros, muitos tocavam na banda, sou filha de Haroldo e Air, morava na antiga rua das Palhas que agora é Bernardo Sayão.Hoje sentindo muita saudade do carnaval da xv e procurando alguma coisa na net encontrei pessoas que verdadeiramente amam aquela pequena cidade esquecida pelos políticos.Saudades da Festa de NS da Glória, das festas juninas, dos blocos e escolas de samba…enfim saudade de uma juventude deliciosa que tive.Meu nome é Juracimar e meu apelido Jura.
    Abraço a todos os Portelenses de coração♥

  42. Maria Aparecida da Conceição Maia.

    Nossa! fiquei emocionada ao ver vocês falarem de Portela com tanto carinho.Portela para mim é muito especial, pois foi lá que nasci.Tenho um carinho muito especial , meus avós moravam lá, Leonel Dias e Alzira.
    Quando criança curti muito, meu avô tinha um Olaria, perto da Escolinha, na Rua Luiz Eugênio.Meu tio Antônio tinha um bar.Que saudade dos meus primos e primas.Semana Santa na Rua das Palhas era muito legal no sábado, adorava!!!Saudades dos Tios Zeca e Tereza,Antonio e Rosa, Mercedes e Sebastião,Tio Neco(do açougue)e Tia Dalva tios do coração, todos já falecidos.Amo esse lugar!
    Meu pai era Maquinista da Central do Brasil: Sebastião Ildefonso e conheceu minha mãe Maria Dias na Festa de Nossa Senhora da Glória em Valença.Obrigada pela oportunidade.

  43. Luciano Tertuliano

    Alô, Portelenses! Adorei receber as mensagens postadas neste blog. Fico imensamente orgulhoso em saber que muitos de vocês, assim como eu, jamais esqueceram e esquecerão a nossa Terrinha.
    Zé Renato, em breve estarei por aí, para com toda a certeza, matarmos as saudades de todos que realmente fazem parte da luta digna que é, buscar as melhorias para a nossa Cidade.
    Infelizmente, muitos de nós, fomos obrigados pelas circunstâncias, a nos distanciarmos da Região. Porém, acredito que ainda assim, podemos ajudar em tais melhorias, através das divulgações sobre as maravilhas ainda existentes ainda na Região.
    Jura, que bom te reencontrar neste blog. Espero que você ainda se lembre de mim. Pois, somos da mesma época do Adalice Soares: (Kekinha, Marquinhos Geabra, Marcelo Domingos, Siguinha, Julinha …..). Mas, caso ainda não se recorde, fico feliz por tê-la reencontrado. Ah! Repasse o meu abraço para a sua irmã Tilinha.
    Mª Aparecida Maia. Por acaso fora você que participou da peça “O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna” comigo? Aonde você representava a Ns.Srª e eu: o Cristo Negro? Abçs a todos e Feliz 2012. Luciano Cafuso.
    Tel: 21-9494-5176 – ltertuliano2010@hotmail.com (P.S: Não tenho página de relacionamento).

  44. WELINGTON FERREIRA (BRASAL)

    Saudades da nossa gloriosa Banda de Música da Sociedade Musical XV de novembro de Governador Portela. Fui um de seus integrantes (clarinetista) ao lado de amigos e mestres, tais como: Waldir Mendonça, seu Vivi, Manoel Bolacha, Cici, Adir Goda, Alcir Valente, Alcides, Lico, Ivan, Nélio, Adilson Goda, João Butantã, dentre outros….
    Saudades daquele timaço de futebol do qual também fui integrante: goleiro (Canal filho do grande Zé Nabo), lateral direita (João Coruja), Zagueiros (Clezio da Aristolina , Barata filho do Zé Nabo e Paulo de Tilino ), na lateral esquerda (Chicão de Ozório), no meio campo ( o grande Vitor, eu Welington Brasal filho do seu Washington e Fernandinho de Tilino), no ataque Antonio Maluco filho da Luzia e Betinho, Marcinho e Alan filhos da dona Georgete, Queroza filho do Aymar da Farmácia e Mirinho (titulares e reservas). Técnicos: Seu Laninho, Tilino e Gilvan.
    Que saudades, ainda, da nossa Escola de Samba Sereno Serrano, quando apresentamos o samba Santos Dumont e 14 bis de autoria do meu irmão Oduwaldo. Saudades tenho das reuniões dos compositores: Corintinho, Oduwaldo, seu Mozart, Vani do Rio D’ouro, Nininho, com quem tive o prazer de participar daqueles festivais da canção e de escolha do Samba Enredo da Sereno Serrano realizados na XV de Novembro, organizados pelo Beto do Gilson, Vitinho do Zé Nabo e outros.
    Do conjunto “Os Novos” (Natan, Bililico e Cicinho)
    Tenho muitas saudades de Portela, porém, visito sempre que posso!
    Um forte abraço a todos os PORTELENSES!
    Meu site: http://www.maestrow.com
    Email – maestrow@maestrow.com

    Click em cima dos CD’s e ouçam minhas canções….

  45. denir l. ferreira

    Caro Mauro Artur, o seu pai era um baixinho tinhoso e jogava muita bola (se vc jogar 50% pode ser considerado craque). O seu pai tambérm era muito levado, pois roubou a namorada do prof. Jayme (do Senai), que era a Célia (irmã do Golé). Como etá esse “safado” hoje? está mais calmo? ainda toma um goró? Abraços.
    Lembro-me também do Edson Amiune (irmão da Elisabeth), filho do Sr. William. Na época ele havia se mudado para o Rio Comprido/RJ.
    Fico muito feliz em ter notícias dos meus conterrâneos;
    Um grande abraço para todos.

  46. dina fátima

    Estive lá achei tudo lindo, gostaria de saber o que funcionava no local onde hoje é a Pousada Recanto das Aguias Adonai. Desde já agradeço. Dina.

  47. denir l. ferreira

    Caro Wellington, vc ainda era muito pequeno quando morei aí. Dê-me notícias do Waldeck (meu colega de Senai) que nós chamávamos carinhosamente de “Brasinha” e do Oduvaldo Viana (que era muito estudioso) e gostava de fazer poesias. Era um grande sonhador.
    Dê lembranças a todos.
    Um grande abraço.

  48. JOAO FLORES SALES

    Alô conterrâneos ! feliz páscoa, estou em Brasília mas meus pensamentos sempre caminham pela nossa querida Governador Potela!
    Saúde para todos !
    JOAO FLORES SALES “Butantã”

  49. Apesar de não fazer parte desta elite Portelense, também sou filha da terra.Atualmente moro em Bangu-RJ, Tenho lembranças maravilhosas e quando posso ainda visito amigos .Sou Maria Elena,hoje psicopedagoga aposentada, irmã de Teresinha que cantou na Sereno Serrano em um carnaval e casou-se com Carlinhos Bananeira, que ainda faz seu ofício de pintor letrista no Prezunic.Fiquei feliz em encontrar na telinha o irmão de uma colega de turma Eliane Amiune, deixo para ela um enorme abraço.
    Também acho um absurdo o descaso com a nossa história, quando vejo praticamente um desmanche de nossas malhas ferroviárias nas cidades interioranas, que tanta importância tiveram no crescimento econômico do nosso país.Como filha de ferroviário isso me deixa triste também.
    Teresinha deixa um abraço para Geraldinho (Kekinha).
    Vou ficando por aqui, feliz da vida por poder partilhar o grande carinho que tenho pela nossa Governador Portela.
    Edélby,Graça, Zé Jorge, Marilsa e Angela,abraçooooooooooooooooos!

  50. JOAO FLORES SALES

    Opa ! vamos movimentar o Blog que é nosso !
    Abraço para todos !

    JOAO FLORES SALES “Butantã”

  51. N0ssa!!!! Emociante ler tantos relatos sobre NOSSA TERRINHA!!! Sou Cláudia Inacio filha de Gil (burro) Inacio.rsrsrsrs Como disse Luciano.Nossa Portela continua linda resistindo a tanto descaso das autoridades.Mas ela é brasileira e não desiste nunca. Essa semana tentei lembrar da família FLORES.Que bom encontrar um dos FLORES aqui. rsrsrsrs Não lembro do seu rosto João mas fico com o coração alegre por saber que o amor pela Terrinha prevalece..Desejo a todos muitas bençãos e que em breve estejam aqui. desfrutamos com os que ainda se encontram das maravilhas da NOSSA TERRINHA.
    Muita paz para todos!!!!!!

  52. pedro thadeu rodrigues

    fui morador em gportela de1964 a 1977 sou filho deferroviario meu pai era antonio alcides rodrigues ou antonio chorao sou um friburguense com sangue portelense. quando a escola de sanba fez o enredo do santos dumont o meu irmao o pedro que foi o santos dumont.estudei musica na15 de novembro quem dava aula era o senhor vivi .hoje resido em alem paraiba mg.morei na casa06 na rua das palhas perto da estaçao. governador portela miguel pereira javari e paty moran no meu coraçao.andei muito na litorina ja tomei galope no noturno na serra de vera cruz.mas mesmo assin se pudesse voltar tudo ficaria bem feliz .um super abraço a todos .

  53. pedro thadeu rodrigues

    fui morador em miguel pereira dos 6 aos 24 anos adoro esta cidade , apesar de nao ter viajado muito para essa belissima cidade. moro hoje em alem paraiba mg . mais meu sonho e isso tudo. amei abraços. de um amante desta cidade.

  54. Maria José Figueira

    Olá pessoal! Sou filha de Eunice (Nicinha, irmã do Nilson, Geraldo, Naná,..) e Afonso (meia esquerda do Portela Futebol Clube). Eles ficaram felizes de ter notícias de sua terra querida.

  55. Gente linda de Portela.
    Isso aqui tá ficando cada vez melhor, aos poucos os verdadeiros filhos ou minhocas estão aparecendo e falando do orgulho de nossa terrinha abandonada pelos políticos.O descaso acabou com tudo de bom que tinha na nossa cidade, como: Futebol, Baile da Festa da Glória, Carnaval e do Judas na porta do campo.
    Preciso deixar registrado humildemente(rs), a minha rua era a melhor em tudo.
    Beijos de Jura.

  56. Rosemar
    Tenho recebido as notificações dos comentários sobre nossa querida Governador Portela, só que não recebi nenhuma resposta quanto ao meu comentário, feito no ano passado, o que me entristece. Gostaria muito de saber notícias de pessoas que fizeram parte da minha infância e início da adolescência nesta cidade, década de setenta até oitenta e dois, ano que me mudei da minha querida Governador Portela.

    Vou postar abaixo o mesmo comentário feito no ano passado, se alguem puder me responder, ficarei imensamente feliz.

    Paz para todos! Também morei muito anos em governador Portela, de onde saí em 1982. Estudei no Alvaro Alvim e tenho muitas saudades do tempo em que morei lá. Sou filha de Devanil Gonçalves e Margarida, do 2º tombo, ambos já falecidos. Tenho lembranças de colegas de escola que nunca mais vi. Sara Raquel, Ana Paula, Claudia, Walace, Laís, Sandra. Meu irmão Devanil (Devanilsinho) tocou na banda, junto com Carlinhos(guru), Gilmar, Waltecir, Claudio e muitos outros que não me lembro o nome. Minhas professoras foram Vanda Jorge, Vânia Medina, Waldeck, Se alguem tiver notícias deste povo me informem por favor.

  57. Karla Alves Leal

    Olá, Rosemar!
    Seu comentário foi aprovado em 14/01/2012 e está visível no blog, no link de Governador Portela.
    Abs,
    Karla

  58. WAGNER VERLY

    Frequentei este bucólico balneário em meados da década de setenta, quando namorei uma mulher (ROSE) cujos atriburos ético-morais consumiria páginas para descrevê-los.
    Lembro-me também de uma pessoa, pela qual guardo muita gratidão, que, salvo erro de memória, foi a primeira mulher a exercer a exercer a chefia de um poder municipal no Estado de Rio de Janeiro (ARISTOLINA QUEIROZ DE ALMEIDA)

  59. Marcia Flôres ales

    Olá pessoal de Governador Portela ???????? Estou muitooooo felizzzz de postar algo na net sobre a minha TTTTEEERRRAAA. Sou irmã de Butantã (João Flores Sales) q. havia me falado sobre este site. Sou Marcia, filha de Maria Magdalena, falecida e Francisco de Assis (Chiquinho Alfaiate) tb. falecido. Sou sobrinha de Antônio Flores (Bar Flores). Mamãe trabalhou no Posto de Saúde de Governador Portela. Estudei no Grupo Escolar Álvaro Alvim e na Escola Normal Profa. Adalice Soares. Sou Psicóloga aposentada. Então amo minha Cidade Natal, a paisagem, o clima ar condicionado natural, a paisagem e as pessoas, contudo falta pedaço ao chegar aí pq. nem a casa de meus avós onde passei 13 anos de minha vida têm, e as pessoas de lá acabaram, faleceram foram p. outra dimensão e espero do fundo da alma um dia reencontrá-los….. Existem as energias……
    Tive a permissão Divina de conseguir o q. busquei numa cidade grande, como a capital do RJ, isto é, trabalhei no Unibanco, na Telerj, fiz Faculdade e, me aposentei. Então curto muitoooooo ás vezes ir passear aí, olhar a serra parece veludo verde, as flores, o fresquinho. Saí daí com 20 anos. Tenho saudades de muitas pessoas……… Alguém se lembra de Da. Maria José, Diretora do Grupo Escolar???? Ilze Amaral Prof. Português, Da. Aristolina, Zilma, Profa. Regina Mazinho, Da. Cecília (Diretora Escola Normal)????? Sr. Naninho, Sr. Álvaro Duarte??? Tia Eliete, Tio Jefe??? Sr. Norberto, que se vestia de Índio no Carnaval??? Adalmar (Diretor Ginásio)??? Do Sr. Neobí, da Lelê (falecida em out-2012) ??? Mauriza??? Da. Castorina, Air, Zé Nabo, Colega Célia do Futurista, Zilda , Iran Barros, Valdir Barros, Da. Olga Legião da Boa Vontade, Sr. Manuel Carvalho, Sonia Carvalho, Da. kitute, Sr. Sebastião, Sr. Joaquim Gonçalves, Clebinho, Vovô Maria, Tio Antônio, meu irmão Francisco Marcos, Tio Hermes, Tia Lilita, Eucy, Da. Valdomira. Vivinha, Da. Iaiá, Martinha, Sr, Edyr, entre outras tenham a vida eterna.
    Lembro-me de Jorgete , Gracinha Gonçalves, Juçara, Adauto, Sandra, Micote, Vitinho, José luiz Zoffoli, Isonir, Ieso, Gracinha Bittencourt, Solange ffilha de Da. Iaiá, Virgínia, Gracinha Proença, Fatinha, Renato,Rosangela, Neizinha,Lucinha Barreiros, Da. Mazinha, Da. Arinda, Norma Castilho, Nairinha, Nádia (Profa. pessoa q. minha mãe amava , admirava), Kekinha,Verinha ,Ana, Marcus,Da. Nilza, Da. Léa, Luciana, Maria, Cristiano Da. Ilda, entre outros. Bém, Ma. Elena e Teresinha falo com elas por tel. de vez enqdo. È isto aí !!!!!!!!!!!!!!! Recordar é viver…….

  60. Olá!
    Lembro muito bem do seu jeitinho carinhoso, sua voz calma.Sou Jura, irmã de Juçara e do Adalto((falecido).Tb não tenho mais meu paizinho e nem minhamãezinha, mais meu amor por Portela continua grande.Lamento que os políticos não tenham se empenhado em fazer de nosso pequena cidade um lugar para crescermos profissionalmente.
    Fiquei muito feliz de ver vc citar, muitas pessoas que fazem parte de meu passado, inclusive vc e sua família.Um grande beijo, e vou passar para Sarinha o endereço dessa página.beijão

  61. Marcia Flôres Sales

    O nome da pessoa acima é : Marcia Flôres Sales
    Tenho saudades de Da. Ana, Glorinha, Waldeck., Sr. Domingos, Da. Bíbinha???? Padre João ???? Prof. José Gomes (Inglês – lecionava na Escola Profissional), Sr. Jose, que vendia doces, Sr. Moacyr, Prof. Denise, Marlene, Dolores. E, a Profa. Cecília Gomes Ribeiro, ex- Diretora da Escola Adalice Soares em 1974, tb. lecionava Psicologia, uma excelente Prof. pois na hora da prova me lembrava dela ministrando às aulas e, realmente parecia uma atriz, uma Fernanda Montenegro, a Globo perdeu……., Lembro-me da querida Prof. Eleonora de Estatística, de Da.Maurita, de Da. Maria José Diretora do Grupo Escolar Prof. Álvaro Álvim. .

  62. denir l. ferreira

    Lembro-me que certa vez, em um discurso em homenagem à banda musical XV Novembro, o marido da Srª Aristolina (cujo nome não me lembr no momento), em vez de dizer banda musical, disse “bunda musical”. Foi motivo de muitas gargalhadas.

  63. denir l. ferreira

    Marcia Flores, parabens você tem uma ótima memória em se lembrar de todos os nomes acima citados. Devia escrever um livro sobre a história de Gov. Portela. Seria muito legal.
    Abraços, Denir.

  64. almyr pereira de rezende/brasília df

    Alo Marcia Flores.
    Eu, na década de 40 e 50, morava em Francisco Fragoso(filho do chefe daquela estação- Vicente Rezende ) e na ocasião, estudava no Grupo escolar Alvaro Alvim ( aquele sobrado no centro de Portela, lembra-se?)
    Ia e voltava de trem da Central do Brasil (horários rigorosos)
    Me recordo das professoras da ocasião Sra Ruth (maravilhosa), Sra Rosana e outras mais , e a Diretora Sra Maria José (rigorosa) Foi uma época maravilhosa.
    A minha esposa tem seus parentes em Portela , sua irmã, mora no Rio Douro, esposa do João Enxuto, já falecido a 18 anos.
    Pelo menos, todos os anos vamos até lá para matar a saudade, pois , residimos em Brasílai/df a mais de 35 anos.
    A maioria das pessoas citadas por você, eu conheci.
    Grande abraço
    Almyr rezende

  65. Cristina Castilho

    Boa noite!
    Gostei muito do texto que fala de Governador Portela . Sou Cristina Castilho filha de Ailton Castilho mais conhecido como Ailton Pelego.
    Gostei muito desse espaço onde podemos ter relatos de pessoas que passaram por Governador Portela, que deixaram saudades e que jamais esquecem da nossa querida TERRA.

  66. Luciano T. dos Santos

    Olá, conterrâneos PORTELENSES, fico a cada dia mais satisfeito em saber que esta ferramenta está encurtando as nossas distâncias e por extensão, saciando as saudades através da reaproximação de cada um. Mesmo que virtualmente.
    Grande Abraços para todos!.

    Luciano Tertuliano ( Cafuso )

  67. Jorge Henrique Gomes Fernandes

    Olá grandes portelenses!
    Não sou de Portela, mas toda minha parentela é.
    Meus pais Aidee e jorge Fernandes, tios Hildeberto Fernandes, Ianoir, Zézinho fernandes, meus primos Irinho Reinaldo, Claudio, Sandra, Silvana, minha tia Marli, grande porta bandeira.. Jadir Sobral…
    Morei no Acre um bom tempo quando era militar e lá conheci um trombonista cujo o nome de Guerra é Sobral, que estudou com o meu tio Hildeberto e é sobrinho do meu tio emprestado Jadir Sobral. quem souber o contato dele por favor me fale.
    as datas mais lindas eu passei em Portela, tenha grandes recordações deste lindo lugar e com pessoas maravilhosas.
    um grande abraço e que Deus abençoe a todos!

  68. Boa tarde queridos Portelenses!!! Gostaria que todos visitassem esta pagina no facebook, pois tento juntamente com alguns amigos mantermos viva a memória de nosso região. Se tiverem fotos podem mandar também, serão bem vindas. VISITEM “EU AMO MIGUEL PEREIRA” Segue o link: https://www.facebook.com/groups/268185919920069/

  69. Neste blog tive a oportunidade de ver uma fotografia que muito me emocionou; a turma do ginásio de 1970, via Leonardo Vieira no facebook. Márcia Flores, compreendo você são caros amigos que passaram e alguns ainda passam por nossas vidas, que gostoso rememorar com você. Falei com a Edèlby desse blog,espero poder nos comunicar através dele. Mais uma vez parabéns Karla.

  70. mauro artur

    Fala Denir!!!Então meu pai aprontava muito… rsrsr!Meu pai mauro cesar faleceu um 1998.MInha mãe Regina celia faleceu dezembro do ano passado fibrose pulmonar..
    Ela em 2000 teve avc q deixou seqüelas… enfim apareceu uma outra doença q a levou… Não trago boas notícias, mas enfim ,
    essa e a vida!Grande abraço.

  71. Jahyr Francisco Ribas

    Boa Tarde a todos !Sou Jahyr Francisco Ribas morei em Sacra Família hoje estou residindo em Volta Redonda estudei na escola profissional em PORTELA nos anos de 1957 a 1960 gostaria de comunicar com os alunos que la estudaram nesse período para matar aquela saudade pois foi um período muito importante para mim, a maioria das pessoas ai citadas eu relembrei um grande abraço a todos!contato(24) 33415313

  72. Rogério Cardoso zófoli

    Rogério Cardoso Zófoli
    Que bom ler estes comentários e relembrar de vários nomes que fizeram parte da minha infância e adolescência. Meu nome é Rogério Cardoso Zófoli, filho do Professor Hélio Ferreira zóffoli e Jurema Cardoso Zóffoli, minha família é natural de Além Paraíba, nos mudamos para Portela no início dos anos 60 quando meu pai foi trans ferido para o centro de formação profissional (senai) onde desempenhou as funções de vice diretor e professor de matemática, aliás ele era professor do senai, do gináisio e da escola normal. Estudei no grupo escolar Álvaro Alvim, no ginásio prof. Adalíce soares e na escola profissional. Hoje moro em Santa Maria, R S, mas recordo com carinho dos amigos e dos anos vividos em Portela. Em janeiro deste ano tive a satisfação de passar por esta terra e reencontrar alguns amigos, fui recebido e almocei na casa do meu grande amigo da época da juventude Robinho Casanova, que satisfação revê-lo depois de 40 anos e ver que a amizade continua mesmo depois de todo este tempo. Meu abraço a todos os amigos desta terra maravilhosa.

    Meu e-mail é : rczofoli@gmail.com

  73. Rogerio Zófoli, Bom dia! Se vc é filho do Prof Hélio, sua irmã se chama Tânia e Vcs moraram em frente ao Alvaro Alvim. Se estou correta, me diga por onde anda a sua irmã. Eu era amiga dela.

  74. olá pessoal!! meu nome é leandro e sou filho da professora sônia regina fernandes ( falecida este ano ) e neto do grande músico hildeberto fernandes ( falecido ). quando meu avô morreu eu tinha 11 anos e nós éramos grandes amigos. lembro que ele me levava para a escola, para assistir aos jogos no campo do portela, estávamos sempre juntos.se alguém se lembrar de alguma estótia do meu avô e qiuser compartilhar , ficaria muito feliz em ouvir. abraços a todos.

  75. JOAO FLORES SALES

    Grandes Portelenses! como estão voces !
    Outro dia estava lembrando do desfile de 7 de setembro que a Escola Profissional fazia. Tive a honra de participar de vários ! Quanta saudade !
    Atualmente, estou em Brasília !
    Um grande abraço para todos ! Vamos participar aos nossos conterrâneos do blog !!!
    JOAO FLORES SALES

  76. Roseane, eu sou a Neli, neta de Isaura e Alberto. Estudei com sua irmã Rosane. Por favor, mande seu email para mim para termos contato. o meu email é neli@carpinter.com.br
    fico no aguardo

  77. mauro artur, sou uma parenta sua distante. Sou neta do Alberto, dono da casa de Três Rios. Fiquei muito triste quando soube da morte de sua mãe.
    um abraço

  78. Luciano Cafuso

    Povo Portelense! Por onde andam todos?.
    À todos um excelente 2014 e um carnaval e muita Paz. AXÉ!.

    *Seguem os meus contatos: Cel: +55 (0xx) 21-9-8559-2104 / e-mail> ltertuliano2010@hotmail.com

  79. marcio ( tito ) filho de silvinho

    ola pessoal, fico muito feliz, e ao mesmo tempo triste.
    Portela tem muita gente boa morando la, muitos que ja se mudaram por varios motivos, todos amam aquele lugar, mas poucos fazem alguma coisa para muda-lo.
    Por esse motivo, portela vai de mal a pior.
    por isso continua perdendo seu povo.
    o campo do morro ja nao existe mais, o do portela ja esta quase nao existindo, os bares ja tem muito pouco frequentavel, as festas juninas, nao existem mais, a festa de nossa senhora da gloria ta acabando a cada ano, a xv virou um baile funk da pior qualidade e ponto de uso e venda de drogas, e com um baile decente por ano que é o baile de carnaval do claudio gó.
    hoje portela tem tres vereadores na prefeitura de familia tradicional na cidade, e até agora nada foi feito por portela.
    portela hoje nao tem uma atração no final d semana, se quiser fazer algo com meus filhos tenho que recorrer a miguel pereira que também esta uma M..
    ao inves de ficar marcando encontro ou relembrando, vamos fazer alguma coisa por portela, por que se nao daki a pouco nao existira mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s