Assalto ao Trem Pagador

 

trem-pagador2

Mesmo que você não conheça a história, provavelmente algum dia já ouviu falar sobre um assalto a um trem pagador. De tão famoso, o assalto virou filme dirigido por Roberto Farias e com Grande Otelo no elenco, e se transformou em um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro.

Em uma manhã de junho de 1960, uma quadrilha armada liderada por Tião Medonho, cuja família era de Governador Portela, atacou o trem pagador SAP-21. No momento da ação, o trem se aproximava da chamada “Curva da Morte”, da linha auxiliar da Central do Brasil, situada entre as estações de Japeri e Paes Leme, já dentro dos limites do Município de Miguel Pereira.

O trem levava cerca de 27 milhões de cruzeiros, nossa moeda na época, para o pagamento de mais de mil ferroviários da região. Ao entrar no trem disparando, o bando matou uma pessoa e feriu quatro, além de dinamitar os trilhos e descarrilar a locomotiva e o vagão para facilitar o assalto.

Algum tempo depois todos os ladrões foram presos. Um dos bandidos, conhecido como Grilo Peru, foi morto em uma favela do Rio de Janeiro pelo próprio comparsa, Tião Medonho. Após o assalto, Grilo Peru começou a esbanjar dinheiro na cidade e, com medo da polícia, Medonho deu fim ao colega de aventura.

 Fonte: Sebastião Deister

Anúncios

2 Respostas para “Assalto ao Trem Pagador

  1. Luiz Carlos

    Karlinha, você está de parabéns pelo site. Cultura, informação e um visual super legal. Muito legal mesmo. Essa história do trem pagador é muito legal. Beijos.

  2. Meu desconhecimento…

    Só conhecia o assalto do trem pagador que ia da Escócia para Londres na década de sessenta pois um dos assaltantes veio se refugiar aqui no Brasil e se entregou à polícia depois de ficou velho e doente.

    Muito legal o site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s