Tempo de Recordar – nº 18

Por Sebastião Deister

A FERROVIA E A SERRA

Os primeiros contratos visando à construção de uma estrada de ferro ligando Belém (atual Japeri) a Porto Novo do Cunha, passando pelo vale do Santana e pela área de Paraíba do Sul e Três Rios, foram assinados no Rio de Janeiro em 1882 por ordem expressa do Imperador D. Pedro II, cabendo à Companhia Melhoramentos do Brasil, então presidida pelo notável engenheiro Dr. André Gustavo Paulo de Frontin, tornar exequível aquele ambicioso projeto.

Ao lado de Frontin, militavam profissionais da envergadura de Eduardo Henrique Hargreaves, Luiz Raphael Vieira Souto, Francisco Bicalho e Conrado Niemeyer, e graças a essa brilhante equipe de engenheiros e projetistas as obras de construção da chamada Linha Auxiliar correram céleres, e em 29 de março de 1897 eram solenemente inauguradas as estações ferroviárias da Serra do Tinguá, além de pontes, viadutos e outras pequenas paradas de reabastecimento da Maria Fumaça.

Como curiosidade, podemos registrar que os títulos das estações eram apostos em função da localidade atravessada pelos trilhos ou dados em homenagem a figuras importantes do Império ou a membros da própria companhia ferroviária, a saber:

 BELÉM (hoje JAPERI) – Lembrava a antiga e rica fazenda do Marquês de São João Marcos.

PAES LEME – Em homenagem à família do Marquês (Pedro Dias Paes Leme).

SERTÃO – Porque lembrava o desbravamento do rico interior fluminense,  e posteriormente CONRADO em honra do engenheiro Conrado Niemeyer.

BOMFIM (hoje ARCÁDIA) – Pelo fato de a estrada chegar a bom termo (bom final) aos pés da Serra desafiadora. Não há registro que explique a mudança para Arcádia.

VERA CRUZ – Assim conservado em função da presença da fazenda Vera Cruz naquelas terras.

CONRADO – Lembrando o Dr. Conrado Niemeyer e depois FRANCISCO FRAGOSO – Nome de outro importante engenheiro ferroviário da época.

GOVERNADOR PORTELA – Dado em homenagem a Francisco Portela, o primeiro Governador do Estado do Rio de Janeiro após a Proclamação da República.

ESTIVA – Nome original da vila que depois seria batizada como MIGUEL PEREIRA.

Já Pedras Ruivas, Paty do Alferes, Arcozelo, Avelar, Vila Rica, Andrade Costa, Cavaru, Werneck, Paraíba do Sul e Três Rios permaneceram sem alterações.

Uma das mais belas e perfeitas obras legadas pela Linha Auxiliar foi, sem dúvida, o Viaduto Dr. Paulo de Frontin, erguido na localidade de Vera Cruz. Com 82 metros de comprimento e a 34 metros acima do rio Santana, tem a primazia de ser o único viaduto em ferro em curva do Mundo, estando ainda intacto após 106 anos de existência, sem rachaduras, trincas ou envergamento da estrutura que veio modulada diretamente da Bélgica para Vera Cruz.

Por uma questão de justiça histórica, deve-se registrar que a conclusão de tal obra só se tornou possível em função dos cálculos precisos do Dr. João Alberto Masô, um engenheiro de origem suíça que havia trabalhado com Frontin no Rio de Janeiro.

3 Respostas para “Tempo de Recordar – nº 18

  1. E uma vergonha, porque o nosso governo não investe nem uma prata no setor ferroviario e nem no turismo. AH que saudade de uma maria fumaça apitando

  2. almyr pereira de rezende/brasília df

    Morei em Fco Fragoso nos idos de 40/50, era um preadolecente, meu velho pai ( falecido a muito tempo) era o agente da estação.
    Foi uma época inesquecível, quando o trem ( maria fumaça), tinha toda importância.
    Lamentavelmente, nossos governos acabaram com as ferrovias em detrimento do rodoviário, grandes interesses etc, etc……………..

  3. Gilberto Carlos de Oliveira Santos

    EU TAMBÉM TENHO SAUDADES DAQUELES TEMPOS…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s