Tempo de Recordar – nº 20

Por Sebastião Deister

O PORTELA ATLÉTICO CLUBE

As origens do Portela AC remontam ao distante ano de 1911, quando funcionários da ferrovia decidiram organizar algumas partidas de futebol em um terreno próximo à estação, valendo-se de primitivas e improvisadas bolas de borracha, é verdade, mas cobrindo assim suas folgas de fim de semana com alguma espécie de diversão na localidade que já começava a crescer em função da prosperidade trazida pela estrada de ferro.

O vivo entusiasmo de alguns jogadores pioneiros logo contagiou os portelenses, e daí para a formação de um grupo interessado em fundar o primeiro clube de futebol da região foi um passo. A construção do campo de jogo não constituiu problema, pois a direção da ferrovia de pronto viabilizou a cessão de um imenso terreno ocioso localizado nas proximidades da estação. Por conseguinte, no dia 29 de junho de 1911 era oficialmente fundado o Portela AC em reunião realizada nas dependências do grande depósito de manutenção da estrada de ferro e cujas cores de uniforme ficaram escolhidas de imediato: azul e branco.

Depois de imperar sozinho em nossa região por mais de quinze anos, o Portela AC passou a enfrentar as concorrências do Estiva FC, criado em Miguel Pereira em 1928, e do Miguel Pereira Atlético Clube, fundado em 1930. Por consequência, a acirrada disputa pela liderança esportiva entre as duas localidades acabou provocando um irreprimível clima de hostilidade entre suas populações e seus jogadores, e com o tempo esse exacerbado espírito de competição desembocou num bairrismo absurdo e medieval que prejudicou tanto uma quanto outra cidade, incitando inimizades e afastando amigos. Hoje, felizmente, tais sentimentos antagônicos estão bastante atenuados entre miguelenses e portelenses, até porque o futebol em nossa terra entrou em total declínio.

O Portela AC sempre formou times de extraordinária qualidade técnica, tanto que de sua vasta coleção de títulos podemos citar:

 – Penta-Campeão pela Liga Vassourense de Desportos (1943, 1944, 1945, 1949 e 1953)

– Campeão do 1º Torneio de Futebol da Linha Auxiliar (1953)

– Campeão do Torneio da Amizade (1966)

– Campeão do Torneio Inter-Municipal Miguel Pereira/Vassouras (1967)

– Campeão da 1ª Taça Cidade de Miguel Pereira (1986)

– Campeão do Campeonato Regional da Liga de Desportos de Miguel Pereira (1987)

– Bi-Campeão da 2º Taça Cidade de Miguel Pereira (1987)

As equipes de Portelamesmo aquelas formadas em bairros, como o Rio d’Ourosempre se caracterizaram pelo seu alto espírito de competição e pela personalíssima força de vontade que seus defensores manifestavam dentro de campo, e por essa razão não podemos deixar de registrar nesta rápida lembrança os nomes de Geraldo Soares, Zé “Nabo”, Mário Bacellar, Joel Rosa, Norimar, Aílton, Joãozinho, Gilvan, Tim ”Bala”, Nilson Soares, Norival, Batista, Mário Sérgio, Antônio Carlos, Celsinho, Manguinha, Allan, “Fiinho”, Gil, Henrique, Roberto Mazinho, Fernando Saramago, “Canal”, Quita e tantos outros que a curta memória do homem já pôs de lado, mas que souberam defender e honrar a sua gloriosa camisa azul e branco.

2 Respostas para “Tempo de Recordar – nº 20

  1. almyr rezende

    na decada de 50, morava em fco fragoso e estudava em portela. nessa ocasiao, joguei no juvenil do vasco nessa cidade . meu tecnico era o eninho,infelizmente já nos deixou!.fiz grandes amizades e anualmente vou passear por aí, pois os familiares de minha esposa ainda residem em portela(sou concunhado do felecido joao enxuto . lembram-se?- atualmente moro em brasilia, desde 1976. neste janeiro 2010 estarei por aí. grande abraço almyr rezende bsb dez 2009

  2. denir lauriano ferreira

    O Portela A. Clube também revelou grande jogadores profissionais como Mauro Cesar (que jogou pelo Vitória da Bahia), Victor (que jogou pelo Flamengo e Seleção Brasileira, Ailton Pelego (que jogou pelo Fluminense).
    Lembro-me também que na minha época houve um campeonato de clubes juvenis e o Gonzaguinha (filho do Rei do Baião Luiz Gonzaga) que morou em Miguel Pereira, jogou pelo Vasquinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s